Reservas de Bitcoin e Stablecoin na Binance Divergem: Explosão de Liquidez à Vista?

Reservas de Bitcoin e Stablecoin na Binance Divergem: Explosão de Liquidez à Vista?

Dados on-chain revelam que a reserva de exchange da Binance apresenta uma divergência entre o Bitcoin e as stablecoins. A seguir, analisamos o que essa situação pode significar para o mercado.

A reserva de exchange de Bitcoin e stablecoins na Binance se descolou. Em uma análise publicada pela CryptoQuant, um especialista discutiu a tendência recente da reserva de exchange da Binance para esses ativos. O termo “Reserva de Exchange” refere-se a uma métrica on-chain que rastreia o total de um determinado ativo armazenado nas carteiras de uma exchange centralizada. Quando o valor dessa métrica aumenta, isso indica que os detentores estão fazendo depósitos líquidos do ativo na plataforma. Normalmente, os investidores utilizam exchanges quando desejam participar de atividades de negociação, portanto, um aumento nos depósitos pode sinalizar um apetite por negociar o ativo.

Para criptomoedas como o Bitcoin, isso pode ter um impacto negativo nos preços. No entanto, essa dinâmica não se aplica da mesma forma às stablecoins, que, por definição, mantêm um valor estável em relação à moeda fiduciária à qual estão atreladas. Os investidores geralmente armazenam seu capital na forma desses tokens quando desejam evitar a volatilidade associada a ativos como o Bitcoin. Muitos deles, no entanto, planejam eventualmente retornar ao mercado mais volátil. Quando decidem fazer essa transição, transferem suas stablecoins para as exchanges. Ao realizarem a troca por uma moeda como o Bitcoin, o preço deste último tende a receber um impulso de compra. Assim, as entradas de stablecoins podem ser vistas como um sinal otimista para as criptomoedas voláteis.

Recentemente, o analista compartilhou um gráfico que mostra a tendência da reserva de exchange da Binance para Bitcoin e stablecoins nos últimos anos. Como exibido no gráfico, a reserva de exchange da Binance para essas duas classes de ativos apresentou certa correlação em 2024. Contudo, ao final do ano, uma mudança ocorreu, com as stablecoins registrando entradas significativas e o Bitcoin apresentando saídas. Até agora, em 2025, as duas reservas permaneceram desacopladas, embora suas tendências não se afastem tanto quanto antes. A reserva de stablecoins da Binance tem apresentado uma tendência lateral recentemente, enquanto a reserva de Bitcoin tem caído rapidamente.

Portanto, parece haver uma quantidade considerável de tokens atrelados ao fiat na exchange, potencialmente aguardando para serem utilizados no mercado volátil, enquanto ao mesmo tempo, os investidores estão retirando a oferta de BTC, indicando uma acumulação em andamento. Isso pode sugerir condições otimistas se alinhando na maior exchange de criptomoedas, mas resta saber se esse cenário se refletirá no preço do Bitcoin.

O preço do Bitcoin se mantém estável, negociando em torno do nível de $108.800.

Ler Artigo Original